Este manual foi confeccionado com o intuito de lhe mostrar toda a parte operacional do OiMenu no tablet, vamos ver desde procedimentos simples até situações mais complexas ao usuário.

Conhecendo a interface do OiMenu:

Tentamos deixar a interface do OiMenu o mais intuitiva possível para a melhor experiência do Usuário do sistema (O cliente), os menus são bem específicos e dispostos de forma que não confunda o usuário ao utilizar o sistema.

Segue uma explicação de forma resumida da interface do OiMenu:

OiMenu tablet

01 – Logo do Estabelecimento

logo

Logo é onde você pode usar uma image para identificar seu estabelecimento de forma que o usuário acesse o OiMenu e veja a cara do estabelecimento expresso nele ou simplesmente deixar o nome do estabelecimento no local da foto, para fazer isso, basta não colocar foto no painel de controle OiMenu.

02 – Seleção de Mesas

Seleção de mesas é imprescindível para o funcionamento do OiMenu, pois os produtos são vinculados a mesa (Acesse o manual “Cadastro de Mesas“), mesmo operando em modo comanda (conheça o modo comanda). Então sempre que por o tablet na mesa para o cliente, deve-se vincular a mesa do mesmo ao tablet. O procedimento é simples e deve ser efetuado sempre por um colaborador do estabelecimento (Acesse nosso manual “Cadastro de Colaboradores“), veja os passos para vincular uma mesa ao tablet:

  1. Pressionando o botão Mesa (Nº 2) por 2 segundos, o sistema apresentará uma tela para vínculo de Mesas:

    1º Campo: Número da Mesa | 2º Campo: Colaborador | 3º Campo: Senha

03 – Buscar

O botão buscar é responsável por trazer os produtos baseados na pesquisa feita pelo usuário, pesquisando pelo nome do produto. Função ótima para garantir agilidade para aqueles clientes que já estão acostumados com o cardápio.

04 – Minha Conta

O botão minha conta tem como funcionalidade mostrar o consumo da mesa ou comanda dos clientes, pode-se visualizar os valores totais, valor da taxa de serviço, dividir a conta e também solicitar a conta ao caixa (Veja o manual “Fechamento de Conta“).

05 – Meus Pedidos

Este botão seria como um carrinho de compras, ele mostra o pedido atual que está em aberto, antes de enviar para a cozinha ou bar.

06 – Destaques

Os destaques é a primeira coisa que o cliente vê quando acessa o cardápio, então é importante que estes sejam aparentemente bonitos e atraentes,  pois devem ser produtos que você quer evidenciar ao seu cliente. existe uma aba específica no cardápio para os destaques, mas você pode cadastrar um “destaque pró-ativo” para oferecer um produto (Ex.: sobremesa) ao cliente depois de um tempo que pode ser pré-estabelecido.

07 – Cardápio

O botão Cardápio é o que te da acesso aos produtos cadastrados no OiMenu. Nos tópicos 13 e 14 deste manual você verá com mais detalhes como funciona o cardápio, os pedidos e todas as operações para pedir um produto.

08 – Ofertas

A área ofertas foi desenvolvida para agrupar as promoções do estabelecimento e para o cliente localizar facilmente o que é ofertado, você pode configurar um tempo para cada oferta aparecer no cardápio, facilitando o controle dos períodos de oferta.

09 – Sobre

É neste local que você mostra pro cliente a identidade do seu estabelecimento, pode contar as inspirações, como surgiu a ideia, o que você achar que é importante o cliente saber sobre o estabelecimento. Pode-se adicionar fotos e textos nessas sessão de forma a ficar mais apresentável para seu cliente.

10 – Avalie

O Feedback é muito importante para o cliente ajudar o estabelecimento a melhorar ainda mais, através de uma avaliação de 1 a 5 estrelas, o cliente avalia vários aspectos pré-determinados. Pode ser mandado uma mensagem escrita também, podendo assim expressar o voto ou simplesmente dizer algo ao estabelecimento. Os feedbacks podem ser visualizados no painel de controle pelos colaboradores autorizados e quando houver um feedback negativo, ficará na área de notificação do Dashboard.

11 – Linguagens

Atualmente temos 3 opções de linguagem para os menos do OiMenu (Lembrando que os pratos e categorias não são traduzidos), Português, Inglês e Espanhol. Você pode deixar apenas Português ou adicionar as outras linguagens para o cliente poder selecionar.

12 – Versão OiMenu

A versão sistema não é algo que seja muito interessante para o cliente, mas ajuda para a verificar se o tablet está atualizado ou não e também como informativo do sistema.

[Foto da tela de versão do OiMenu]

13 – Categorias

As categorias é responsável por organizar o cardápio a ajudar o cliente a chegar mais rapidamente ao produto desejado, logo, é algo muito importante para o sistema. As categorias devem ser bem específicas de forma que o cliente não se confunda ao navegar pelo OiMenu (Ex.: Cervejas, Massas, Pizzas). Podem ser usadas imagens para a categoria, mas dependendo como usadas, podem ficar confusas para o cliente visto que a área que a categoria ocupa no cardápio é muito pequena, caso não use imagem, o sistema irá separar as categorias em degradê de acordo com a cor do tema selecionado.

14 – Produtos

Os produtos é o que você oferece aos seus clientes, então eles devem ser no mínimo atraentes, nomes bem específicos e fotos com boa qualidade são primordiais para dar “água na boca” dos seus clientes.

Pode haver desde produtos simples até produtos bem complexos, com vários opcionais, isso varia de acordo com a necessidade do estabelecimento. Acessando os Manuais “Cadastro de Produtos” e “Cadastro de Modelos de Opcionais” você fica por dentro de como cadastrar os produtos conforme sua necessidade.

Passo-a-Passo Como Fazer um Pedido no OiMenu:

1 – Navegando pela tela incial, dentro do menu “Cardápio“, pode-se localizar o produto pesquisando pelo nome, através das categorias ou passando o dedo na posição vertical nos produtos, após localizar o produto, toque sobre o botão “Adicionar ao Pedido”.


2 – A partir de agora, o sistema começa a pedir as informações cadastradas no produto dentro do Painel de Controle, neste caso sistema pediu para o cliente selecionar qual molho acompanha o Hambúrguer que está sendo pedido.


3 – Nesta etapa o cliente deve selecionar o acompanhamento que compõe o pedido.


4 – Nesta etapa o OiMenu pergunta se o cliente deseja retirar algum ingrediente, como é opcional a escolha, o cliente tem a opção de pular sem selecionar nenhuma opção.


5 – Foi criado um adicional para a escolha do pão.


6 – Ponto da carne foi solicitado que o cliente escolhesse.


7 – Este opcional indica que este produto pode ser partido ou não.


8 – Aqui estão as opções para adicional, estes adicionais podem ser cobrados ou não, neste caso, cada adicional, tem um preço.


9 – Aqui o sistema pergunta quantos produtos com esta configuração o cliente deseja.


10 – Nesta etapa o OiMenu mostra seu produto pronto para ser pedido, porém você também tem a opção de adicionar mais itens ao mesmo pedido. Caso não, basta cliente em enviar pedido.


11 – Então o OiMenu faz a comunicação com o servidor para enviar o produto, leva em média 2 segundos.


12 – Esta é a etapa final do pedido, aqui o sistema retorna o status do pedido, se foi feito com o sucesso, se não comunicou, se a impressora não imprimiu, caso apresente algum erro, o cliente deve solicitar um garçom para verificar o que aconteceu.

A vantagem de usar o OiMenu é que você seleciona a quantidade de etapas que um produto precisa para ser pedido, então pode configura-lo da melhor forma possível, pode ser um produto de uma etapa como um produto com dez etapas.