Este é o guia de primeiros passos OiMenu, neste guia você vai aprender a fazer o primeiro contato com o OiMenu, desde a parte de configuração do Tablet até a configuração do cardápio para o contato com o cliente. Julgando que você já tenha entrado em contato com nosso comercial e solicitado seu acesso ao Painel de Controle OiMenu, o primeiro passo para acessar sua Dashboard é fazer o login através do nosso site oimenu.com.br, para mais informações de como realizar login em nosso site, acesse nosso manual “Autenticação no Painel de Controle” para iniciar sua experiência com o OiMenu.

Pensando em facilitar a vida dos usuários do OiMenu, criamos um menu totalmente interativo e objetivo para melhor atender as necessidades do mesmo. confira uma breve explicação de cada campo do menu:

Guia de primeiros passos

Relatórios

  • Visão Geral: Mostra um resumo de tudo de acontece no OiMenu, notificações, relatórios, feedbacks, resumo dos pedidos.
  • Históricos de Alterações: Mostra todas as alterações que acontece no OiMenu, alterações feitas pelo painel de controle e alterações feitas pelo ERP.
  • Históricos de Pedidos: Mostra todos os pedidos que acontece no OiMenu.

Cardápio

  • Produtos do Cardápio: Aqui é cadastrado os produtos que irão compor o cardápio, categorias que pertencem e regras de pedido. Manual Completo.
  • Categorias: É onde você cadastra, edita e exclui as categorias do OiMenu. Manual Completo.
  • Destaques: Neste menu cadastra-se os produtos que se deseja evidenciar para o cliente assim que acessa o cardápio. Manual Completo.
  • Ofertas: As ofertas dentro do cardápio fica me um local específico para o cliente poder acessar suas promoções. Manual Completo.

Tablets

  • Tablets: Neste menu pode ser visualizado todos os tablets conectados ao OiMenu, nível de bateria, conexão, fazer atualização, entre outros dados. Manual Completo.

Mesas

  • Mesas: As mesas que serão usadas no tablet são cadastradas neste menu. Geralmente acompanha a numeração de mesas do estabelecimento, para facilitar o controle e relatórios. Manual Completo.

Comandas

  • Comandas: Neste menu é onde  cadastra-se os usuário que acessam o OiMenu e qual seu nível de acesso. Manual Completo.

Feedback

  • Feedback: As avaliações dos clientes são visualizadas através deste menu, é onde também é cadastrado os itens que se deseja avaliar. Manual Completo.

Configurações

  • Configurações Gerais: Esse é o menu de configuração geral do Cardápio digital OiMenu, geralmente usado pelo Suporte OiMenu para deixar o cardápio no ar.
  • Colaboradores: Neste menu é onde  cadastra-se os usuário que acessam o OiMenu e qual seu nível de acesso. Manual Completo.
  • Multilinguagens: Aqui você pode selecionar as linguagens que irá disponibilizar aos clientes para usar o cardápio. Manual Completo.
  • Sobre a Empresa: Neste menu você pode contar algo sobre os estabelecimento para seus clientes e também adicionar fotos do ambiente. Manual Completo.

Cadastrando o cardápio

O próximo passo para ter uma boa experiência com o OiMenu é cadastrar o cardápio, o processo é simples e tem poucas etapas para deixa-lo apto à operar.

Categorias

As categorias são responsáveis organizar o cardápio e facilitar a navegação pelo mesmo, através delas cria-se grupos de produtos em comum para ajudar na hora de escolher o produto ideal para pedir. O processo de cadastro de categorias é simples e você pode acessar nosso manual “Cadastro de Categorias” e ficar por dentro de como cadastrar as categorias e organizar seu cardápio digital.

Produtos

Os produtos são a parte principal do cardápio, é o que você oferece a seu cliente e que movimenta físico e financeiramente seu estabelecimento, cadastrar uma cardápio objetivo e atraente é imprescindível para deixar seus clientes satisfeitos e atrair novos clientes também. Utilizar uma foto de qualidade é muito importante gerar credibilidade ao produto que se oferece.

Acesse nosso manual “Cadastro de Produtos” para acompanhar o procedimento de cadastro de forma simples e rápida.

Cadastro de Opcionais

No manual “Cadastro de Opcionais em Produtos” é detalhado o processo de criação de opcionais. Esses opcionais pode ser usados de diversas formas, pode ser para perguntar se o cliente deseja copos com limão e gelo, por exemplo, ou um adicional de bacon no hambúrguer, acompanhamentos, etc…

Não há limites de opcionais, então isso permite que os clientes faça o pedido ideal através dos opcionais cadastrados.

Colaboradores

O colaboradores são essenciais para o uso do OiMenu, as mesas no tablets, por exemplo, ficam vinculadas a um usuário para melhor controle, podendo ter um usuário padrão para todos (Ex.: Garçom) ou então um usuário para cada colaborador. Neste cadastros, você define o nível de acesso dos usuários, caso seja o usuário Administrador. O manual “Cadastro de Colaboradores” detalha todos os dados que devem ser cadastrados para que os colaboradores acessem o sistema sem problemas.

Mesas

As mesas são cadastradas de acordo com a disposição das mesas do estabelecimento, então podem ser cadastrar da forma que for melhor para identifica-las, cada tablet se conecta a uma mesa para controle dentro do PDV OiMenu e para identificar os clientes dentro do estabelecimento, com exceção do modo comanda que cada cliente é identificado por uma comanda individual. Acessando o manual “Cadastro de Mesas“, você tem acesso a todos os dados que devem ser cadastrados referente as mesas.

Configurações

Este menu e a parte principal para o funcionamento correto do tablet, nesta etapa você configura layout, modo de operação (Mesa, Comanda), impressão de pedidos, nome do estabelecimento, recursos, etc… É importante salientar que este menu deve ser configurado junto ao Suporte OiMenu para evitar eventuais problemas, porém devido a simplicidade com que é representado os dados, há a possibilidade de modificar alguns parâmetros sem problemas. Abaixo segue breve explicação sobre a tela de configuração:

Explicando os campos

  • Nome do Estabelecimento: Este campo é onde você define o nome da Loja que irá aparecer no Tablet no local onde fica a imagem, caso não tenha a mesma.
  • Situação: Este campo é colocado pelo suporte do OiMenu, nesse campo identificamos em que etapa estamos, como ativo, inativo e teste.
  • Tipo de Negócio: Este campo também é colocado pelo suporte do OiMenu, nesse campo identificamos qual o seguimento do estabelecimento.
  • Modo: O modo de operação é primordial para o funcionamento do tablet, você define se como ele vai controlar os pedidos, se vai ser controlado por mesa ou comanda individual.
  • Tema: É definido o máximo de opções que o cliente deve escolher.
  • Cor: Você define se o cliente é obrigado ou não a escolher a opção, caso não seja obrigatório, aparecerá no tablet uma opção para o cliente pular para o próximo opcional.
  • Logo da Loja: Esta logo é a mesma que irá aparecer no tablet para seus clientes, pode ser colocado imagens no formato JPG e PNG.
  • Margem da Logo: Aqui você pode colocar uma margem, caso a logo fique muito grudada nas bordas do tablet.

Recursos

  • QR Code para autenticação no tablet: Aqui é onde você pode fazer a autentificação do seu tablet sem precisar fazer login manual no mesmo.
  • Servidor de Impressão: Corresponde ao ip do computador onde o servidor de impressão está instalado, é imprescindível para o funcionamento da impressão de pedidos essa configuração.
  • Impressão pelo Tablet: Esta opção é utilizada para quando os pedidos foram impressos pelo OiMenu ou quando o ERP exige a utilização do servidor de impressão OiMenu.

Guia de primeiros passos login

Nesta tela deve-se tocar no botão “LOGAR POR QRCODE“.

E então apontar a câmera do Tablet para o QRCode dentro do Painel de Controle.