O cadastro de Modelos de Opcionais é feito através do Painel de Controle OiMenu. O primeiro passo para cadastrar Modelos de Opcionais é acessar nosso site oimenu.com.br e realizar a autenticação com seu Usuário e senha no painel de controle. Clique aqui e veja como realizar autenticação no painel de controle

1 – Dentro do Painel de Controle, Acesse o menu Cardápio”, logo em seguida clique em Produtos do Cardápio” e depois clique no botão “Modelos de Opções”:

painel de controle

Modelos de Opcionais

2 – Nesta etapa você pode criar, excluir (ícone da lixeira), editar (ícone do lápis) ou deixar visível/invisível um modelo de opcional.

Cadastro Modelos de Opcionais

3 – Agora você pode editar os campos do modelo e ajusta-lo de acordo com a sua necessidade para representação no momento que o cliente interagir com o tablet.

Explicando os campos

  • Nome: Este campo é onde você define o opcional e informa ao cliente o que ele deve escolher (Ex.: “Quantidade de Hambúrgueres?”, “Retirar algum ingrediente?”).
  • Forma de Preço: É opção permite que você mude a forma de você cobrar seus opcionais. “individual”, esse método cobra pelo valor do opcional, somando todas as opções desejadas, “Maior Valor” significa que será cobrado pelo adicional com maior valor e “Média” soma todos os opcionais e divide pela quantidade escolhida, cobrando um valor médio.
  • Qtd. escolha mínima: É definido o mínimo de opções que o cliente deve escolher.
  • Qtd. escolha máxima: É definido o máximo de opções que o cliente deve escolher.
  • Quantidade de opcionais: Esta opção permite que cliente possa escolher a quantidade de um opcional (Ex.: 2 adicionais de Bacon para um hambúrguer).
  • Escolha obrigatória: Você define se o cliente é obrigado ou não a escolher a opção, caso não seja obrigatório, aparecerá no tablet uma opção para o cliente pular para o próximo opcional.
  • Opções: através do botão “Adicionar Opção”, você pode adicionar os itens que compõem este opcional.
    • Campo destacado 1: Clicando em cima dos 3 pontos, você consegue mover o item para cima ou pra baixo e selecionar a ordem em que os itens serão apresentados.
    • Campo destacado 2: O botão que simboliza um olho, indica que você pode deixar um item do adicional invisível para o cliente.
    • Campo destacado 3: A lixeira indica o local onde você pode excluir o item adicionado.

Modelos de Opcionais Vinculados

1 – Os opcionais vinculados funcionam em formato de “árvore” e neste caso, as escolhas do cliente influenciam diretamente na sequência de opcionais que serão mostrados na tela. Veja um exemplo:

Neste Exemplo o cliente tem duas opções iniciais, com ou sem borda, caso ele escolha a opção “com borda”, o sistema fará mais duas perguntas que será “Sabor da Borda” e “Tamanho da Borda” antes de avançar para a próxima etapa do pedido. (Obs.: Todos os opcionais vinculados devem ser cadastrados normalmente, conforme a primeira parte deste manual.)

2 – Após o cadastro realizado, basta associar o modelo de opcional “Borda” ao produto.

Modelos de Opcionais vinculados

3 – Importante notar que só é necessário selecionar a opção “Borda”, já que dentro dela já está associada a opção “Sabor da borda”.