Este Manual será focado no cadastro de produtos, faremos um cadastro exemplo usando todas as funcionalidades disponíveis.

O cadastro de produtos é feito através do Painel de Controle OiMenu.
O primeiro passo para cadastrar um produto é acessar nosso site oimenu.com.br e realizar a autenticação com seu Usuário e senha no painel de controle. Clique aqui e veja como realizar autenticação no painel de controle

Um produto é constituído por 3 partes, sendo elas: dados básicos, categoria e opcionais, sendo apenas o opcional dispensável. Nosso produto teste será uma pizza e então vamos explorar os opcionais para o pedido da mesma.

Os opcionais deste produto serão: Sabor, retirada de ingredientes, adicionais, recheio da borda e quantidade.

Antes de aprender a cadastrar, veja como fica o pedido deste produto que vamos criar no OiMenu:

cardápio

cardápio digital

1 – O primeiro passo, antes de criar um produto dentro do OiMenu, é criar uma categoria para ele (Caso já tenha a categoria cadastrada, não é necessário criar outra.), então acesse o menu “CARDÁPIO” depois clicando em “CATEGORIAS” você terá acesso às categorias do OiMenu. Veja como:

Cadastrando seu cardápio

1.1 – Outra forma de criar uma categoria é dentro do cadastro de produtos:

1.2 – Os dois caminhos nos levam para a tela de cadastro da categoria:

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1.3 – Para mais detalhes sobre o cadastro de categorias, basta acessar nosso manual de cadastro de categorias.

2 – Após criar a categoria para nossa Pizza, vamos começar a criar o produto, então acessando o menu “CARDÁPIO” e depois clicando em “PRODUTOS DO CARDÁPIO” você terá acesso aos produtos do seu cardápio e agora clicando em “ADICIONAR NOVO ITEM” você pode cadastrar seu novo produto, acompanhe as imagens.

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2.1 – Nesta etapa você deve cadastrar todos os dados referente ao produto que vamos criar:O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3.png

3 – Depois de cadastrar o produto, devemos cadastrar todos os opcionais que serão utilizados para o mesmo, e ainda dentro do menu “CARDÁPIO >> PRODUTOS DO CARDÁPIO“, deve-se clicar no botão “Modelos de Opções” para poder criar os Opcionais.

3.1 – A vantagem de usar os modelos de opções é poder usufruir dos adicionais vinculados e também reaproveitar os mesmos modelos para vários produtos.

3.2 – Nesta etapa você constrói os adicionais que deseja utilizar nos produtos, essa etapa é muito importante e deve ser devidamente configurada, no caso das pizzas, vamos criar modelos de opções para sabores, retirar e adicionar ingredientes, bordas e afins.

Explicando os campos

  • Nome: Este campo é onde você define o opcional e informa ao cliente o que ele deve escolher (Ex.: “Sabor da borda?”, “Retirar algum ingrediente?”).
  • Forma de Preço: Esta funcionalidade serve para ajudar no controle da forma dos preços a serem aplicados, podendo utilizar uma média para calcular o mesmo ou usar um valor fixo.
  • Qtd. escolha mínima: É definido o mínimo de opções que o cliente deve escolher.
  • Qtd. escolha máxima: É definido o máximo de opções que o cliente deve escolher.
  • Quantidade de opcionais: Esta opção permite que cliente possa escolher a quantidade de um opcional (Ex.: 2 adicionais de Bacon para um hambúrguer).
  • Escolha obrigatória: Você define se o cliente é obrigado ou não a escolher a opção, caso não seja obrigatório, aparecerá no tablet uma opção para o cliente pular para o próximo opcional.
  • Opcional como produto: Essa opção é marcada quando seu opcional vem de um produto.
  • Opções: através do botão “Adicionar Opção”, você pode adicionar os itens que compõem este opcional. Campo destacado 1: Clicando em cima dos 3 pontos, você consegue mover o item para cima ou pra baixo e selecionar a ordem em que os itens serão apresentados.Campo destacado 2: O botão que simboliza um olho, indica que você pode deixar um item do adicional invisível para o cliente. Campo destacado 3: A lixeira indica o local onde você pode excluir o item adicionado.
  • + vincular opcional: este opção ajuda a aperfeiçoar os pedidos podendo criar uma árvore de opcionais para evitar fazer perguntar desnecessárias para o cliente.

3.3 – Nas imagens abaixo você irá visualizar como realizar a criação de um adicional vinculado:

3.4 – Agora vamos vincular os opcionais criados ao sabor de Bacon para que quando o cliente selecione o sabor Bacon, o sistema lhe pergunte o que deseja retirar e adicionar, veja:

Essas e muitas outras Funcionalidades estão disponíveis no OiMenu atualmente e acessando ajuda.oimenu.com.brvocê pode ficar por dentro destas funcionalidades com ainda mais detalhes.